top of page
Cena-01-Amarelo_semlogo.png

Seja bem-vindo!

JAPIIM

Cena-04-Terra.png

TERRITÓRIOS DE MARAPANIM

JAPIIM

O Conjunto de Carimbó Japiim, também Associação Cultural Japiim (ASCUJA), foi fundado no dia 25 de dezembro de 1991, no município de Marapanim, nordeste do Pará. Surgiu da necessidade de se manter a tradição festiva de sua comunidade em homenagem aos santos do mês de junho e dezembro, quando, naquele ano, o grupo responsável pelo toque dos tambores não pôde participar. Por isso, Mestre Mário, junto ao seu irmão Sebastião e seu tio Mestre Laurico (in memorian) se uniram pedindo alguns instrumentos emprestados para realizar os festejos daquela época, formando para a ocasião o Grupo Japiim. Desde então, realizam os festejos juninos e também em louvação aos santos homenageados no mês de dezembro, mantendo esta tradição até os dias atuais. O Conjunto é formado grande parte por pessoas que praticam a pesca artesanal como fonte de subsistência e sustento da família, seja como atividade principal ou como complemento à renda. Além disso, possui integrantes que trabalham com a produção artesanal de instrumentos, como o Mestre Sabá (Sebastião Martins Canuto), que confecciona maracas, milheiros, curimbós e violas; também Mestre Marcilo (Marcilo Pedro Carneiro Pinto), que produz maracas, milheiros, curimbós e banjos; bem como o Bodão (Jefferson da Silva Sarmento Júnior), que confecciona as maracas do conjunto mirim. Já os trajes do grupo, são cuidadosamente produzidos por Dona Graça e sua filha Wanda, do Atelier “Graça Malharia”. Enquanto que os adereços utilizados pelo grupo, como colares, brincos e pulseiras são criados por Raynon Lopes e Sérgio Artes, da Vila de Araticu-mirim.

TERRITÓRIO JAPIIM.jpeg
Territórios
Carimbó
Cena-04-Terra.png

TERRITÓRIOS DE MARAPANIM

CARIMBÓ JAPIIM

O Conjunto atualmente é formado por:
Anselmo Amaral da Silva (Vocalista)
Aldair Andrade dos Santos (Saxofonista)
Marcilo Pedro Carneiro Pinto (Banjista)
Nilson Chaves Monteiro (Curimbó 1)
Ruy Karlos Santos da Silva (Curimbó 2)
Mário Martins Canuto (Pandeirista)
Jefferson da Silva Sarmento Júnior (Maracas)
Rosenildo de Souza Monteiro (Milheirista)

Possui o grupo de dança formado por:
Alice dos Santos Modestos
Antônio Oliveira Monteiro Neto Bruno
Alessandro da Costa Castro
Daniel Alcântara da Costa
Dayana Conceição Alvarez
Elison Neves
Everton Thainan Favacho Barata
Janaina Costa Palheta
Rita de Cássia Castro Braga
Sarah Lays Favacho Rabelo
Suane Barata Farias
Wendel Rhuan da Costa Santa Rosa

SITE_Carimbo_BG_Salvaguarda.png

MÚSICAS

Cena-04-Terra.png

MESTRES O JAPIIM

MESTRE MÁRIO

Mário Martins Canuto é o conhecido Mestre Mário, nascido no dia 27 de março de 1944, no sítio Boa Esperança, às margens do Rio Cajutuba, no município de Marapanim / PA. Filho de Manoel Onésio Canuto e Dona Luzia Martins Canuto, Mestre Mário, desde a infância, sempre trabalhou com a agricultura e a pescaria, confeccionando suas próprias ferramentas, como a rede, o remo, a tarrafa, o espinhel, entre outros. Desde jovem iniciou na cultura popular como dançarino de Carimbó, até que, por necessidade, na companhia de seu irmão Sebastião e seu tio Mestre Laurico, reuniu o grupo que hoje é conhecido como Conjunto de Carimbó Japiim.

Mestre Mário, com a Associação Cultural Japiim (ASCUJA), fez parte do coletivo proponente do registro do Carimbó como patrimônio cultural imaterial brasileiro junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Aos 74 anos segue transmitindo sua memória e sabedoria popular às novas gerações pelas atividades realizadas na Escola de Carimbó Mirim Japiim. Em 2017 foi premiado pelo edital do prêmio Carimbó Nosso Patrimônio do IPHAN e em 2019 no prêmio nacional de culturas populares - edição Selma do Coco, como mestre de carimbó.

2 Mestre Mario.jpg
Cena-06-Azul.png

VÍDEO

Mestres
Design sem nome (43).png

TERRITÓRIOS DE MARAPANIM

SALVAGUARDA

O conjunto e associação mantêm a Escola de Carimbó Japiim Mirim, que atende crianças e adolescentes da cidade de Marapanim e região, lá é repassada a sabedoria tradicional do Carimbó, por meio de oficinas demúsica, dança, confecção de instrumentos, além de palestras educativas erodas de conversa temáticas.

Têm como instrutores de música, Mestre Marcilo, Anselmo e JeffersonJúnior.

O Conjunto Mirim é formado por:
Izabela Pinto Corecha (Vocalista)
Carlos Eduardo Ferreira Pereira (Banjista 1)
Leticia (Banjista 2)
Carlos Vinicius da Silva da Silva (Carimbó 1)
Danilo (Carimbó 2)
Murilo (Carimbó 3)
Filipe (Carimbó 4)
Jorge Henrique Favacho Cardoso (Maraca 1)
Janilson (Maraca 2)
Marley Kael Costa e Costa (Maraca 3)
Pedro Gabriel Ferreira Gomes (Maraca 4)
José Hick Favacho Cardoso (Milheiro 1)
Luan (Milheiro 2)

Salvaguarda
Design sem nome (43).png

SALVAGUARDA

CARIMBÓ

A festividade tradicional é no dia 12 de junho, diados namorados, onde toda a comunidade dobairro do aterro participa. Outra data importante éo dia 25 de dezembro, em comemoração aoaniversário do Conjunto, é realizado o Festival deCarimbó Japiim. A Associação Cultural Japiim, juntoa Associação Raízes da Terra e a Associação OUirapuru, criaram o Festival Zimbarimbó, que teveinício no ano de 2008, e acontece emcomemoração ao dia municipal do Carimbó deMarapanim, dia 5 de dezembro.

bottom of page